segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Viracopos pode ser o maior aeroporto da AL, diz Infraero


O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem capacidade para ser o maior aeroporto da América Latina. A afirmação foi feita hoje por Walter Américo, superintendente de Planejamento Aeroportuário e de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que participou na manhã de hoje do evento Aeroinvest, em São Paulo. "Campinas tem capacidade para vir a ter até três pistas", afirmou durante palestra.

Questionado sobre como será a questão da governança entre a Infraero e a iniciativa privada, no caso dos aeroportos privatizados, Américo disse que isso ainda não foi definido. "Isso está sendo discutido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", afirmou.

O governo decidiu que as próximas concessões aeroportuárias ocorrerão por meio das Sociedades de Propósito Especifico (SPE), nas quais a Infraero poderá ter até 49% de participação. Os três primeiros aeroportos já em operação a serem privatizados são o de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o de Brasília. Os leilões devem ocorrer em 22 de dezembro. Depois devem ser passados à iniciativa privada o de Confins, em Minas Gerais, e o Galeão, no Rio de Janeiro.

Américo também defendeu em sua palestra a implantação de terminais provisórios nos aeroportos brasileiros, também chamados de módulos operacionais (MOPs). "Vamos ver cada vez mais no mundo e no Brasil a implantação de módulos operacionais", afirmou.

Ao ser questionado sobre o fato de a Infraero estar investindo nos últimos anos menos da metade dos recursos previstos, o superintendente do órgão disse que esse é um problema frequente no setor de infraestrutura. "Estamos trabalhando com os planos A, B, C, D, de todo o alfabeto. Temos que trabalhar com a realidade. Isso não acontece só nos aeroportos. É um problema sistêmico na infraestrutura no Brasil e no mundo", disse.


Fonte: Diário do Grande ABC, Via: AE

País terá equipamento para pouso seguro em aeroportos


Três aeroportos do País - Cumbica, em Guarulhos, Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Curitiba, no Paraná, receberão um equipamento com sistema para permitir o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas e com baixa visibilidade.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aquisição dos equipamentos ILS (Instrument Landing System) Categoria III-A é um investimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Caberá à Infraero a adequação da infraestrutura dos aeroportos para a instalação dos equipamentos.

O ILS III-A é instrumento de auxílio à navegação aérea, que permite que aeronaves pousem em condições meteorológicas adversas e com visibilidade de até 300 metros. O ILS III do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, já está instalado e em fase de homologação com previsão de funcionamento em setembro. A instalação dos equipamentos dos aeroportos de Galeão e de Curitiba estão em planejamento e ainda não há previsão de quando entrarão em funcionamento.

Segundo a Infraero, para o correto funcionamento do equipamento, as aeronaves também devem ter tal sistema e é necessário que os pilotos estejam capacitados para operá-lo. O investimento está previsto inicialmente apenas para os três aeroportos, segundo a Infraero.


Fonte: Diário do Grande ABC, Via: AE

Aeroporto de Salvador ganha Centro de Gerenciamento



A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) inaugurou hoje o Centro de Gerenciamento de Terminal Aeroportuário (CGA) do aeroporto internacional de Salvador, na Bahia. Com a inauguração de hoje chega a sete os terminais aéreos que contam com CGAs no País: Brasília, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Confins e Salvador.

No CGA ficam reunidos agentes que atuam nos aeroportos, tanto do setor privado quanto do público. Ficam aí, por exemplo, representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e empresas aéreas.

Segundo explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, cada CGA implica em investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Cada um desses núcleos permite que os agentes ganhem agilidade na resolução de problemas, gerando com isso ganhos por meio da maior eficiência nas operações. "Promove ganho de produtividade em todo o aeroporto", diz Vale. A vantagem do CGA é reunir em um só ponto os vários agentes que, até então, trabalhavam espalhados pelo aeroporto.

O sistema conta ainda com uma rede de câmeras posicionadas em locais estratégicos, permitindo acompanhar em tempo real o movimento no terminal. Isso reduz o tempo da identificação de um problema e a implantação desoluções. O próximo CGA será instalado no aeroporto de Recife, informou o presidente da Infraero.



Fonte: Diário Grande ABC,Via: AE

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Passaredo passa a operar em Juazeiro do Norte e Fortaleza



A partir do dia 22 de setembro, a Passaredo passa a operar em mais duas cidades nordestinas: Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza. Os voos saem de Juzeiro com destino a Salvador, Vitória da Conquista (BA), São Paulo, Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP). As operações serão feitas por jatos Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 passageiros.

“Durante o extenso estudo que sempre fazemos em diversas cidades, percebemos que Fortaleza e Juazeiro do Norte são dois municípios que têm uma forte demanda. Por isso, acreditamos que as novas operações serão um sucesso”, afirma o diretor de Planejamento da empresa aérea, Ricardo Merenda.

“Além disso, devido ao acordo comercial com a Gol, esse novo voo dará a oportunidade para os passageiros das cidades cearenses de voarem para diversas localidades do País, fazendo conexões com a Gol através da cidade de Salvador”, conclui o diretor. As passagens já estão a venda pelo site da Passaredo ou com os agentes de viagens.


Imagem postada -- A PARTIR DE 22/SET-11 -- Imagem postada

PTB 2223 - 23456SD - E145 - FOR 0602 0640 JDO 0700 0806 SSA 0843 0930 VDC 0955 1200 GRU
PTB 2224 - 23456SD - E145 - GRU 1810 2000 VDC 2030 2118 SSA 2151 2259 JDO 2320 0006 FOR


Fonte: Panrotas

Gol amplia frequência entre Salvador e São Paulo



A GOL recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar dois novos voos entreSalvador e São Paulo/Congonhas. A operação terá início no dia 17 de outubro e será realizada diariamente com aeronaves Boeing 737-700 Next Generation.

Salvador é uma das primeiras e principais bases da companhia. Iniciamos as operações em 2001, com 11 voos diários. Hoje, realizamos 92 voos todos os dias na capital baiana”, destaca o vice-presidente responsável pela área de Planejamento da companhia, Leonardo Pereira.

Os novos voos partirão de Salvador às 9h33, com pouso no destino previsto para as 13h21. No sentido inverso, a aeronave decolará de São Paulo às 13h28, chegando à Bahia às 15h03.

Imagem postada -- A PARTIR DE 13/OUT-11 -- Imagem postada

GLO 1396 - 23456SD - B737 - CGH 1328 1503 SSA
GLO 1397 - 23456SD - B737 - SSA 0933 1321 CGH



Fonte: Panrotas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Piloto da TAM tenta decolar duas vezes em Sergipe e não consegue.


Alguns passageiros, assustados, acabaram cancelando a viagem.
Empresa disse que aeronave passou por manutenção e decolou às 18h39.


Um piloto do voo JJ3892 da TAM tentou decolar duas vezes na tarde desta terça-feira (23), no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, e não conseguiu. A aeronave seguiria viagem para Recife.

Alguns passageiros, assustados, acabaram cancelando a viagem. Não houve feridos.

Em nota, a TAM informou que o voo, previsto para partir às 16h30, apresentou problemas técnicos antes da decolagem. A aeronave passou por manutenção e decolou às 18h39.


Fonte: G1.com

INFRAERO inaugura Módulo Operacional de Viracopos



A Infraero deu início nesta terça-feira (23/8) às operações do Módulo Operacional do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP). Com 1,2 mil m² e investimento de R$ 5 milhões, o Módulo amplia a área de check-in do aeroporto, aumentando a capacidade de Viracopos em 2,5 milhões de passageiros por ano.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, participou da cerimônia de inauguração do Módulo Operacional. “Viracopos é um dos aeroportos que mais cresceu em todo o mundo e merecia uma área, tal qual esta que inauguramos hoje, que propiciasse conforto e agilidade no fluxo de passageiros”, afirmou Gustavo do Vale. O presidente ressaltou que os Módulos Operacionais representam um avanço tecnológico no aumento da capacidade de aeroportos. “Os investimentos da Infraero em Viracopos confirmam a importância do aeroporto no cenário da aviação civil brasileira”, disse a superintendente de Campinas, Lilian Ratto Neves.

O Módulo Operacional de Viracopos oferece 22 novas posições de atendimento para realização de check-in, incluindo facilidades como longarinas adequadas com pontos de energia, sistema eletrônico de som, sanitários e monitores com informações sobre voos. A acessibilidade também é outra preocupação: 11 dos novos balcões de check-in são adaptados para facilitar o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Também participaram da cerimônia os diretores Comercial da Infraero, Geraldo Moreira, e de Aeroportos, João Márcio Jordão, e o superintende da Regional São Paulo, Willer Larry Furtado.

Módulos Operacionais

Soluções de engenharia de construção rápida e segura, com excelente custo benefício, os Módulos Operacionais vêm sendo utilizados para ampliar a capacidade de Terminais de Passageiros do mundo inteiro. Países com Alemanha, Estados Unidos, França, Bélgica e África do Sul têm obtido sucesso com a instalação de estruturas semelhantes a esta em seus aeroportos.
Na Rede Infraero, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o pioneiro na instalação do Módulo, iniciando suas operações em dezembro de 2009. Em novembro de 2010, foi a vez do primeiro Módulo Operacional do Aeroporto de Brasília entrar em operação.



Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

Azul solicita rota Campinas - Bauru



A Azul anunciou nesta terça-feira (23) que pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar a rota entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde está sua base, e Aeroporto Estadual de Bauru.Contando com a aprovação do órgão de controle, companhia espera inaugurar a rota em 10 de novembro. Serão duas frequências diárias, sempre utilizando aviões turboélice ATR 72-200.


Fonte: G1 (EPTV)

Aeroviários protestam por salários nesta quarta em Viracopos



Manifestação dos aeroviários do Aeroporto de Viracopos está sendo organizada pelo sindicato.


Os aeroviários do aeroporto de Viracopos realizam um ato na manhã desta quarta-feira (24) em protesto contra os baixos salários praticados no setor áereo. A manifestação, marcada para às 10h, é preparatória para a campanha salarial deste ano, que inicia após a entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores às companhias aéreas, prevista para setembro.


Fonte: Portal RAC.

Quase 300 passageiros não embarcam em voo Salvador-Madri


Atraso aconteceu na noite de terça-feira no aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Divulgação)


Supervisora da Air Europa diz que aeronave teve um problema mecânico.
Passageiros estão com medo de embarcar no mesmo avião.

Quase 300 passageiros estão no saguão do aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, impossibilitados de embarcar para Madri. De acordo com informações de passageiros, o voo 084 que seguiria de Salvador para Madri e que estava marcado para decolar às 22h15, teve um problema técnico e deve seguir às 3h da manhã desta quarta-feira (24).

“Não sabemos o que aconteceu de fato com o avião. Um passageiro que estava vindo de conexão disse que a turbina estava no chão. A funcionária da Air Europa disse que é um problema técnico e que o problema será solucionado com a chegada de uma peça que está vindo de São Paulo. Estamos todos sem saber o que fazer”, diz Marcelo Sampaio, que acompanha a irmã que segue para Madri.

A supervisora da Air Europa, Rose Miranda,, responsável pelo check in do Aeroporto, disse que não sabe qual é o problema. “Só sei que não é um problema grave. O mecânico me explicou que consegue mudar a peça em tempo hábil. Não encaminhamos os passageiros para o hotel, porque, o tempo que eles chegariam até as acomodações é aproximadamente o tempo que eles vão ser chamados para o embarque, já que o voo está confirmado para sair as 3h da manhã”. “Todos receberam ticket alimentação”, completa.
Alguns passageiros não estão confiantes em seguir no voo. “Após quatro horas do horário inicialmente marcado para nosso voo, vamos em conjunto decidir o que fazer. Tem muita gente que está com receio de seguir a viagem. Já solicitamos por escrito à empresa, o que de fato, está acontecendo com a aeronave. Só vamos seguir se houver segurança para todos os passageiros”, afirma o zootecnista Artur Júnior, que veio de São Paulo, fez escala em Salvador e partia para Madrid.


Fonte: G1/BA

TAM vai vender passagem no Metrô de SP



Estratégia da companhia é diversificar perfil dos passageiros e conquistar nova classe de consumidores


A TAM anunciou, nesta terça-feira, começou a vender passagens aéreas em estações do Metrô de São Paulo. O primeiro ponto de venda está instalado na estação Corinthians-Itaquera. Outros dois quiosques serão inaugurados no próximo mês, nas estações Ana Rosa e São Bento.

De acordo com a companhia, as estações são áreas de comércio popular e com grande circulação de pessoas. “O modelo de negócio que implantamos no Metrô é um projeto já testado e comprovado em nossos quiosques nas Casas Bahia”, explica Líbano Barroso, presidente da empresa.
Ainda segundo ele, o mercado doméstico da TAM é composto, principalmente, de passageiros que viajam a negócios, mas a empresa quer conquistar uma nova classe de consumidores com vantagens como voos mais baratos na madrugada ou compras bem antecipadas.
O atendimento da TAM no Metrô será feito todos os dias da semana das 9h às 21 h. A companhoa já oferta suas passagem em lojas da Casas Bahia e também em rodoviárias.


Fonte: Posted Image

Webjet inicia voos para Florianópolis com promoções

(Foto: Allan Martins Antunes,Via: Airliners.net)


A Webjet inicia, a partir de 12 de setembro, voos diretos e diários para Florianópolis, com tarifas
promocionais de lançamento a partir de R$ 19,99. Para atender a crescente demanda, estimada em mais de 30 mil passageiros transportados mensalmente nas novas rotas, a companhia passará a ligar a capital de Santa Catarina com o Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.

De Florianópolis partirão todos os dias dois voos de ida e volta para a capital Gaúcha. Já o Rio (Galeão) e Belo Horizonte (Confins) terão um voo diário e direto para a cidade. A Webjet também oferecerá conexões ligando o novo destino a Brasília e São Paulo. Para comemorar a chegada ao segundo aeroporto do estado, a Webjet vai oferecer tarifas a partir de R$ 19,99, preço promocional sobre a tarifa normal, que normalmente já é 30% mais em conta do que as da concorrência.


Fonte: Aviação BR

TRIP em Ribeirão Preto



A partir de 11 de setembro, a TRIP Linhas Aereas, maior companhia de aviação regional da América do Sul, volta a operar no Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, a 350 quilômetros da capital paulista. O munícipio passará a contar com voos diretos no período da manhã para Belo Horizonte (Confins).

“A TRIP tem ampliado as frequências em diversas cidades do Estado de São Paulo por acreditar no potencial econômico do interior e em sua necessidade por conexões intraestaduais e interregionais. Estes novos voos irão oferecer aos passageiros de Ribeirão Preto, ligações rápidas com o Norte, Nordeste, e Centro-Oeste e com as mais de 80 cidades para onde voamos no Brasil”, explica Evaristo Mascarenhas, diretor de Marketing e Vendas da TRIP.


Fonte: Aviação Brasil

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Anac recebe três propostas para concessão de aeroporto do RN



Lance mínimo no leilão será de R$ 51,7 milhões e o vencedor terá três anos para construir os terminais


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aceitou todas as propostas enviadas pelos grupos interessados em disputar a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Apesar de não informar quantas empresas estão participando do processo, pelo menos três propostas foram apresentadas. Engevix, MPE e Triunfo Participações disputarão o leilão, que acontece na próxima segunda-feira, na BM&FBovespa.

O Grupo MPE confirmou a participação. A empresa, que já opera o Aeroporto de Valença, na Bahia, disputará o leilão sem parceiros, mas não descarta se associar a outras empresas, caso vença a disputa. A empresa de engenharia Engevix também declarou que entregou uma proposta, mas não quis dar mais detalhes. Já a Triunfo Participações não quis se manifestar sobre o assunto, mas fontes afirmam que a empresa está na disputa.

Apesar de o interesse dos grupos nacionais ter afastado a possibilidade de um fracasso do leilão, como ocorreu com o trem-bala, a concessão de São Gonçalo não conseguiu trazer grandes operadoras internacionais para a disputa, afirmam fontes do setor. "O edital foi fraco e não buscou atrair bons operadores, oferecendo maiores benefícios. O processo foi demorado e falho", diz um consultor que preferiu não se identificar.

Regras. Na semana passada, em entrevista ao Estado, o diretor de projetos da alemã Fraport, Felix von Berg, afirmou que a empresa não participaria do leilão porque as regras não eram boas e a rentabilidade do aeroporto era baixa. A empresa opera terminais em diversos países, entre os quais os de Frankfurt e Lima.

O presidente do Grupo MPE, Renato Abreu, disse que o empreendimento de São Gonçalo do Amarante oferece uma possibilidade de retorno de pelo menos 9%, acima dos cerca de 6% estimado pelo mercado em geral. "Nosso cálculo é de um retorno de 9% nas condições atuais, nos primeiros três a cinco anos. É baixo. Mas o retorno depois deve ser maior, pois acreditamos que o crescimento do setor aeroportuário ficará acima das estimativas do próprio governo."

De acordo com a Anac, o lance mínimo no leilão será de R$ 51,7 milhões e o vencedor terá três anos para construir os terminais. O prazo para exploração é de 25 anos, e o contrato poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos. Após esse período, o aeroporto retornará ao poder público. A estimativa é de que o consórcio vencedor do leilão invista R$ 650 milhões na construção dos terminais e na operação do aeroporto.


Fonte: O Estado de São Paulo

Aviões da Vasp serão desmontados em Congonhas



Nove aviões-sucata parados há seis anos vão ser finalmente desmontados do aeroporto de Congonhas, onde ocupam um espaço de 170 mil metros quadrados, e posteriormente leiloados. O primeiro jato será desmontado na próxima terça-feira (23/8), às 14h30, em Congonhas, com a presença da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, que concederá uma coletiva à imprensa no local. A imprensa poderá acompanhar o início dos trabalhos no pátio em que as aeronaves da Vasp estão estacionadas. No prazo de 20 dias o restante dos aviões da Vasp em Congonhas será desmontado e, em cerca de 60 dias, haverá o primeiro leilão.
A ação é resultado do programa Espaço Livre, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, que tem como parceiros a Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, Tribunal de Contas da União, Procuradoria-Geral da República e Secretaria Especial de Aviação Civil — ligada à Presidência da República. A Vasp teve a falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam parados e sem peças há pelo menos três anos antes disso. Ao todo, existem 27 aeronaves da companhia paradas em aeroportos brasileiros.
Em Congonhas, são nove aviões–sucata, sete Boeings 737-200 e dois Airbus A-300. O montante obtido com o leilão das aeronaves será destinado à massa falida da Vasp, ou seja, aos credores da companhia habilitados no processo judicial de falência. Outra possibilidade de destinação de aeronaves são museus, que poderão adquiri-las a preços simbólicos, como o Museu Asas de um Sonho, situado na cidade de São Carlos/São Paulo.
O procedimento para a retirada dos aviões ocorreu da seguinte forma: a Anac fez vistorias de aeronavegabilidade — possibilidade de voar — e deu laudos de completa deterioração dos aviões, que passaram oficialmente a ser considerados sucatas. Estes laudos da Anac, inéditos no Brasil, serviram para diagnosticar que as aeronaves em questão, já sem turbinas, peças, e até sem trens de pouso, jamais poderiam voltar a voar. Com base nos laudos, o avaliador judicial deu novo preço às aeronaves-sucata, estimados entre R$ 30 e R$ 50 mil.

Com informações da Agência CNJ de Notícias.


Fonte: O Estadão

Aeroportos da Copa não ficarão prontos até 2014, diz Ipea


Segundo a Infraero, São Gonçalo do Amarante não ficará pronto até 2014 (crédito: Arquivo)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) voltou a afirmar que a maioria dos aeroportos da Copa não ficará pronta até 2014, ano da competição. Segundo estudo atualizado, 17 dos 20 maiores aeroportos do país estariam operando acima da capacidade.

De acordo com Carlos Campos, coordenador do Ipea, a Infraero investiu apenas 44% do valor previsto para os aeroportos nos últimos anos. A demanda de passageiros, por sua vez, cresceu 10% por ano.

"Os investimentos programados são insuficientes diante do crescimento da demanda", disse Campos ontem (17) durante seminário realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que contou com a presença de Wagner Bittencourt, secretário de Aviação Civil, e Gustavo do Vale, presidente da Infraero.

O tempo médio de obras de grande porte, segundo o Ipea, é de sete anos. Dessa forma, 10 dos 13 aeroportos da Copa não estarão prontos até 2014. Se concluídas a tempo, poderão ser inaugurados com capacidade defasada.

Outro lado
Gustavo do Vale afirmou que as projeções do Ipea não levaram em conta as peculiaridades regionais dos aeroportos. De acordo com ele, tudo é feito baseado em previsões e isso pode ser modificado.

"É claro que se daqui a um ano as nossas projeções forem para cima ou para baixo, tudo isso será corrigido. Porque é assim mesmo, você não faz uma projeção para três, quatro, cinco anos esperando que ela seja rigorosamente o que você projetou", disse.

O presidente da Infraero também disse que quase todos os aeroportos da Copa já têm obras. Mas, segundo a própria Infraero, apenas oito de 26 obras estão em andamento nos 13 aeroportos do Mundial.

Em Guarulhos, ocorre a terraplanagem para a construção do terceiro terminal, a ampliação do sistema de pistas e a implantação do módulo operacional. Os aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília têm obras nos terminais de passageiros. A construção do terminal provisório de Campinas (SP) e do sistema de pista e pátio de São Gonçalo do Amarante (RN) completam a lista.


Fonte: Portal Copa 2014

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Infraero decide hoje se empresa desabilitada retorna à licitação

O consórcio foi o único desclassificado entre as 13 propostas apresentadas por não ter o capital mínimo proporcional à participação no consórcio.


A comissão de licitação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulga, hoje, o resultado da análise do recurso do consórcio S.A Paulista-Somague, desclassificado na primeira fase da licitação de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Passada essa fase, será iniciada a abertura das propostas de preço que deve ser divulgado até sexta-feira (19).

O consórcio foi o único desclassificado entre as 13 propostas apresentadas por não ter o capital mínimo proporcional à participação no consórcio. “Como as empresas propuseram a se responsabilizar por 50% do investimento da obra, o valor do capital de cada uma deveria ser de R$ 24,6 milhões. A S.A Paulista comprovou capital de R$ 26 milhões, mas a Somague registrou de R$ 13 milhões, ou seja, abaixo do exigido”, explicou anteriormente o membro da comissão de licitação e coordenador de procedimentos licitatórios da Infraero, Rômulo Torres.

A obra tem orçamento de R$ 378,8 milhões e previsão de entrega para dezembro de 2013. Caso o certame ocorra dentro do prazo previsto, a licitação será homologada no final de setembro e as obras serão iniciadas em novembro e concluídas em 24 meses.


Fonte: D24AM.com

Nevoeiro fecha aeroporto de Curitiba para pousos por 9 horas

(Foto: SBCT News,Via:Runway 15)


Operações estavam canceladas desde 23h de segunda-feira. Decolagens não foram afetadas

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, ficou fechado desde as 23h de segunda-feira (15) para pousos, devido ao intenso nevoeiro que atinge toda região de Curitiba. As informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto foi reaberto nesta manhã por volta das 9h.

A Infraero informa que as operações de decolagem foram realizadas sem problemas. A previsão era de que a neblina deixasse a região do aeroporto por volta das 9h. Em boletim, divulgado pela Infraero às 9h, entre 31 partidas programadas no terminal, 15 foram canceladas. Não há informações sobre desvios dos voos.


Fonte: IG/Ultimo Segundo

Engevix entrega proposta para disputar aeroporto de S. Gonçalo do Amarante



Pelo menos uma empresa está oficialmente interessada em participar do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, marcado para o próximo dia 22, na BM&FBovespa, em São Paulo. Trata-se da Engevyx, empresa brasileira do segmento de engenharia consultiva, que presta serviços na elaboração de estudos, de projetos, no gerenciamento de obras e em empreitadas integrais nos setores público e privado, do Brasil e do exterior.
A empresa atua, entre outras áreas, na de infraestrutura (transportes e saneamento básico), e entregou hoje à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proposta econômica para participar da disputa.
Com a movimentação da empresa, pelo menos um risco que rondava o aeroporto está descartado: O de que não houvesse interessados, como aconteceu com o projeto (que não obteve propostas) do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
A lista das propostas recebidas, aceitas e rejeitadas, será divulgada pela Anac depois de amanhã.

*Com informações do Valor Econômico.


Fonte: Tribuna do Norte

INFRAERO revê contratos de uso de salas VIP do país



A companhia estatal que administra os principais aeroportos brasileiros INFRAERO fechou diversas salas VIP espalhadas pelo Brasil e pôs a venda o espaço das mesmas. Isso porque de acordo com a empresa, os preços que as companhias aéreas e operadoras de cartões do país estariam pagando preços muito baixos por areas de alto valor comercial. A informação é da Agência Estado. Segundo nota divulgada pelo site do Estadão, as salas da GOL, Aerolineas Argentinas e British Airways do Aeroporto de Guarulhos já foram fechadas e aguardam o resultado de uma nova licitação que pode ser ganha por qualquer empresa que queira explorer a área.

A situação é semelhante em outros aeroportos do país: Congonhas em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Maceió e Salvador também tiveram salas VIP fechadas sob a mesma alegação de que as companhias aéreas e operadoras de cartões estariam utilizando areas "valiosíssimas" por preços considerados muito baixos pela estatal.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), INFRAERO e as companhias aéreas diveregem no que toca o direito de uso das areas que a concessionária estatal retomou. Clayton Resende Faria, superintendente de Relações Comerciais da INFRAERO afirma que "qualquer contrato vencido tem de ser novamente licitado, seja sala vip, lojinha de café, livraria. Todos têm o direito de usar aquele espaço". Já as companhias aéreas alegam que o espaço das salas VIP são de uso operacional, necessários para o atendimento do passageiro. As empresas aéreas baseiam suas alegações no Código Brasileiro de Aeronáutica, que prevê a cessão desses espaços para as companhias de acordo com um preço preestabelecido. O presidente da Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), Robson Bertolossi destaca que em casos de overbooking, por exemplo, "é um direito do passageiro usar essa sala (VIP)".

A briga foi para a Justiça, sendo que a JURCAIB entrou com uma ação contra a INFRAERO pedindo a suspensão da revisão dos contratos com as companhias aéreas internacionais. A liminar foi concedida e a INFRAERO recorreu. É aguardada uma decisão de segunda instância.


Fonte: Jetsite