quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Já está confirmado.Iberia em Fortaleza aparti de Fevereiro de 2011



A Iberia vai voar de Fortaleza e Recife a Madri, a partir do próximo mês de fevereiro. As previsões indicam que a rota contará com cerca de 80 mil passageiros durante o primeiro ano de operação A empresa operará os voos às terças, sextas e domingos em horários que permitem conexões os 98 destinos europeus, espanhóis e africanos servidos pela Iberia a partir de Madri.

Os voos sairão de Fortaleza às 17h45 chegando a Recife às 19h15, de onde vão partir às 20h55 e pousarão em Madri às 9h05 do dia seguinte. Da capital espanhola os passageiros podem seguir para inúmeros destinos da Espanha e Europa, onde poderão chegar por volta do meio-dia. O voo de Madri com destino a Fortaleza sairá às 12h05, o que permite aos passageiros procedentes de outros destinos europeus fazer a conexão para chegar à cidade brasileira às 16h25.

A rota será operada com um airbus A-340/300 (A 343) com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, oferta gastronômica diferenciada e variedade de canais de entretenimento. Os bilhetes já podem ser adquiridos pelo site http://www.iberia.com/br/.

Atualmente, a Iberia opera dois voos diários entre São Paulo e Madri e um voo por dia entre o Rio e a capital espanhola. Em 2009, viajaram entre o Brasil e a Europa em aviões da Iberia aproximadamente 500 mil pessoas.

Fonte: Mercados e Eventos

Aeroportos terão postos de justificativa durante as eleições

A Infraero, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Defesa (SAC/MD), vai intensificar o monitoramento em seus 67 aeroportos com o objetivo de assegurar que os eleitores tenham seus deslocamentos sem transtornos.

Para isso, a Infraero implementará seu plano de contingenciamento a partir desta quinta-feira (30/9) até a próxima terça-feira (5/10). Essas ações, implantadas em situações especiais, como as eleições, incluem a suspensão da escala de folga de seus funcionários e reforço nas equipes de manutenção e limpeza dos aeroportos. Além disso, a empresa conta com o trabalho do Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago), que também monitora a movimentação de passageiros e aeronaves, além de estar ligado ao controle de tráfego aéreo.

Dezesseis aeroportos da Rede Infraero contarão com postos de justificativa eleitoral. Abaixo segue a relação de aeroportos que contarão com os postos dos TREs.

Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek;
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre;
Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas;
Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves;
Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans;
Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães;
Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva;
Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Sales;
Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz;
Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins;
Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo
Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado
Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba - Afonso Pena
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas
Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá – Marechal Rondon

Fonte: Mercados e Eventos

Gol inicia venda de passagens em voos da Noar


A Gol iniciou a venda de passagens da Noar Linhas Aéreas, empresa brasileira de aviação regional. A primeira operação conjunta entre as duas companhias será no próximo dia 30 de setembro, com o voo Recife-Caruaru.

A Noar opera voos de segunda a sexta-feira entre Recife e Caruaru; Recife e Aracaju, com escala em Maceió; Recife e Natal, com escala em João Pessoa; e, nos finais de semana, voos para Aracaju, com escala em Maceió. Além disso, na próxima sexta-feira, dia 1°, começará a operar o voo Recife-Mossoró, com escalas em Natal e João Pessoa.

Além da incorporação de Caruaru, a Gol passa a oferecer novos voos diretos entre destinos da região Nordeste. Os clientes provenientes de voos operados pela Gol em conexão para os voos da Noar vão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final.

As passagens estão disponíveis para compra no site da Gol (http://www.voegol.com.br), via call center, nos aeroportos, lojas e nas agências de viagens. O acordo não inclui o acúmulo de milhas Smiles nos voos da Noar.

fonte: Mercados e Eventos

Avião da Passaredo apresenta defeito durante voo

Passaredo tem defeito em avião pela 4ª vez em 37 dias

Aeronave seguia para Brasília, mas piloto retornou ao Aeroporto Leite Lopes






Um avião da Passaredo, que saiu de Ribeirão Preto com destino a Brasília, retornou ao aeroporto Leite Lopes cerca de 20 minutos após levantar voo.

Segundo relatos de passageiros, o retorno da aeronave só foi comunicado após o pouso em Ribeirão Preto. Foi também nesse momento que o piloto informou sobre um defeito hidráulico no avião.

Em nota, a companhia diz que a aeronave Embraer EMB-120 Brasília apresentou problemas em um dos dois sistemas hidráulicos de Flap e, para garantir a segurança dos passageiros, o comandante do voo decidiu retornar ao aeroporto. Os 17 passageiros que estavam a bordo foram acomodados em outra aeronave e seguiram para Brasília.

Atraso e cancelamento

Na manhã desta terça-feira (28), outros dois voos da Passaredo tiveram problemas. O voo para Curitiba, previsto para 9h30, foi cancelado devido ao mau tempo e o voo para o Rio de Janeiro foi atrasado devido a uma manutenção na aeronave.

Incidentes


Esse é terceiro incidente com aviões da Passaredo em pouco mais de um mês. Em 25 de setembro, um avião da empresa fez novo pouso de emergência no aeroporto Otacílio de Lima, em Vitória da Conquista (BA), porque a aeronave ERJ 145 da Embraer apresentou problemas no trem de pouso.

Dois dias antes, outra aeronave da Passaredo fez um pouso de emergência em Bauru. De acordo com a empresa, houve queda na pressão de óleo e, como procedimento de segurança, o piloto desligou o motor e fez o pouso.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Voo de SP a Tóquio marcará fim das linhas da Japan Airlines no Brasil

Afirmação é de gerente da empresa, que pediu concordata em janeiro.

Plano anunciado em abril prevê a extinção de outras 45 rotas.

Um último voo de São Paulo a Tóquio previsto para decolar às 22h55 desta segunda-feira (27) marcará o fim das operações da tradicional empresa aérea japonesa Japan Airlines (JAL) no Brasil, informou uma executiva da empresa ao G1.

"O último voo São Paulo - Tóquio sai hoje à noite. Não temos perspectiva de essa linha voltar a existir", disse ao G1 por telefone Raquel Shiihara, gerente administrativa da Japan Airlines, empresa presente há 32 anos no Brasil. A executiva não informou quantos funcionários a empresa tem no Brasil e se os escritórios serão ou não fechados.

A endividada JAL, que anunciou concordata em janeiro e vive um plano de corte de gastos, indicou em abril que uma da rotas internacionais eliminada seria a que une Tóquio a São Paulo, a última da companhia no Brasil.

O fim da rota que liga os dois países faz parte do plano de reestruturação anunciado em abril pela JAL, primeira companhia aérea do Japão, que vai extinguir 45 rotas a partir deste ano, 30 delas domésticas e 15 internacionais, incluindo as que unem Tóquio com São Paulo, Cidade do México, Amsterdã e Milão.

De acordo com a gerente, a companhia tem atualmente dois escritórios em São Paulo: um administrativo e um operacional no Aeroporto de Guarulhos.

Protestos


Em agosto, a associação nipo-brasileira Comunidade Japonesa no Brasil entregou ao governo japonês um abaixo-assinado de 12 mil pessoas para pedir que esse voo não fosse cancelado.

A associação presidida por Uehara alega que a rota, criada em 1978, é o único voo direto entre Japão e Brasil, e que tanto os brasileiros residentes no Japão quanto os descendentes de japoneses que vivem no Brasil estão decepcionados com o fim do voo, já que pode romper um vínculo vital entre os dois países.

O Brasil tem a maior comunidade nikkei (imigrantes japoneses) do mundo, com mais de um 1,5 milhão de pessoas, enquanto os brasileiros do Japão representam a terceira maior comunidade estrangeira no país, atrás de chineses e coreanos.

Fonte: G1

Aeronautas condenam sobrecarga de trabalho na Webjet

Sindicato pediu retorno do quarto comissário de bordo no voo.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas divulgou nota na qual manifesta apoio às medidas divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para regularizar a sobrecarga de trabalho dos profissionais da Webjet.

O sindicato informou que já denunciou o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras e condenou o excesso de horas trabalhadas.

— A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos.

O SNA diz ainda esperar que a empresa volte à normalidade com as adequações que considera necessárias, como o retorno do quarto comissário a bordo.

Segundo a Lei do Aeronauta (nº 7.855, de 1989), os limites de tempo de voo do tripulante não poderão exceder em cada mês 85 horas (em aviões a jato) e 90 (em helicópteros).

Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos no caso de atrasos e cancelamentos em voos da companhia deverão registrar queixa na Anac pelo telefone 0800 725 4445 (24 horas por dia, todos os dias, inclusive em inglês e espanhol) ou pelo site www.anac.gov.br/faleanac.

Fonte: Zero Hora via Diário Catarinense

sábado, 25 de setembro de 2010

GOL TRANSPORTES AÉREOS





Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea de baixo custo brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil.

O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil. a gol linhas aereas inteligentes fecha o ano de 2001 com prejuizo de 5,4 milhoes de reais,mas no ano segunite obtem lucro liquido de 3,98 milhoes de reais e no ano segunite a 2002 obtem lucro liquido de 113 milhoes de reais.

Em 28 de março de 2007, a GOL comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.[2]

Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.

FROTA

*Boeing 737-700 (42 aeronaves);(Pedidos não informado)
*Boeing 737-800 (73 aeronaves);( Pedidos não informado)
*Boeing 767-200ER (1 aeronave);(Pedidos não informado)
*Boeing 767-300ER (4 aeronaves);(Pedidos não informado)

DESTINOS

Região Norte

*Belém (Aeroporto Internacional de Belém)
*Santarém (Aeroporto de Santarém)
*Marabá (Aeroporto de Marabá)
*Manaus (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes)
*Macapá (Aeroporto Internacional de Macapá)
*Boa Vista (Aeroporto Internacional de Boa Vista)
*Rio Branco (Aeroporto Internacional de Rio Branco)
*Cruzeiro do Sul (Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul)
*Porto Velho (Aeroporto Internacional de Porto Velho)
*Palmas (Aeroporto de Palmas)

Região Nordeste

*Aracaju (Aeroporto Internacional de Aracaju)
*Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins)
*Juazeiro do Norte (Aeroporto de Juazeiro do Norte)
*Maceió (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares)
*Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo)
*Recife (Aeroporto Internacional do Recife)
*Petrolina (Aeroporto de Petrolina)
*Fernando de Noronha (Aeroporto de Fernando de Noronha)
*Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro)
*Salvador (Aeroporto Internacional de Salvador)
*Ilhéus (Aeroporto de Ilhéus)
*São Luis (Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado)
*Imperatriz (Aeroporto de Imperatriz)
*Teresina (Aeroporto Senador Petrônio Portella)
*João Pessoa (Aeroporto Internacional de João Pessoa)
*Campina Grande (Aeroporto de Campina Grande)

Região Centro-Oeste

*Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck)
*Campo Grande (Aeroporto Internacional de Campo Grande)
*Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon)
*Goiânia (Aeroporto Internacional Santa Genoveva)

Região Sudeste

*Belo Horizonte (Aeroporto Internacional Tancredo Neves)
*Montes Claros (Aeroporto de Montes Claros) (Outubro 2010)
*Uberlândia (Aeroporto de Uberlândia)
*Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro)
*Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont)
*São Paulo (Aeroporto de Congonhas)Guarulhos (Aeroporto Internacional de Guarulhos)
*Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos)
*Presidente Prudente (Aeroporto de Presidente Prudente)
*Bauru (Aeroporto de Bauru)Vitória (Aeroporto de Vitória)

Região Sul

*Curitiba (Aeroporto Internacional de Curitiba)
*Maringá (Aeroporto de Maringá)
*Londrina (Aeroporto de Londrina)
*Foz do Iguaçu (Aeroporto de Foz do Iguaçu)
*Florianópolis (Aeroporto Internacional Hercílio Luz)
*Navegantes (Aeroporto Internacional de Navegantes)
*Joinville (Aeroporto de Joinville)
*Chapecó (Aeroporto de Chapecó)
*Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho)
*Caxias do Sul (Aeroporto de Caxias do Sul)

DESTINOS INTERNACIONAIS

América do Sul

*Buenos Aires (Aeroporto Internacional Ministro Pistarini)
*Buenos Aires (Aeroparque Jorge Newbery)
*Córdoba (Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella)
*Rosário (Aeroporto Internacional Rosario Islas Malvinas)
*Santa Cruz de la Sierra (Aeroporto Internacional Viru Viru)
*Santiago (Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez)
*Lima (Aeroporto Internacional Jorge Chávez)
*Bogotá (Aeroporto Internacional El Dorado)
*Assunção (Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi)
*Montevidéu (Aeroporto Internacional de Carrasco)

América Central

*Cidade do Panamá (Aeroporto Internacional Tocumen)

Caribe

*Aruba (Aeroporto Internacional Rainha Beatriz)
*Curaçao (Aeroporto Internacional Hato)
*São Martinho (Aeroporto Internacional Princesa Juliana)
*Bridgetown (Aeroporto Internacional Grantley Adams)
*Punta Cana (Aeroporto Internacional de Punta Cana)
*Santo Domingo (Aeroporto Internacional de Las Américas)

DESTINOS APARTIR DE FORTALEZA


Belém, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas, Cruzeiro do Sul, Juazeiro do Norte, Ilhéus, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, Santarém, São Paulo (Guarulhos) Teresina.

Obs:Proxima cia aérea TAM.Aguardem!

Avião da TRIP Linhas Aéreas faz pouso de emergência em Manaus

"Foram as piores horas da minha vida", diz passageiro. Aeronave precisou sobrevoar a cidade por 2h30 para gastar combustível"



O avião da TRIP Linhas Aéreas, ATR-72-202, prefixo PP-PTK, que fazia o voo 5603, que decolou às 6h50 desta sexta-feira do Aeroporto Internacional Eduardo Jorge, em Manaus (AM), apresentou problemas e precisou retornar ao aeoporto, onde realizou um pouso de emergência.

Antes de aterrisar, porém, a aeronave com 38 passageiros sobrevoou a capital amazonense por 2h30 para gastar combustível e evitar o risco de uma explosão.

Um dos passageiros, Osvaldo Romanholi, de 46 anos, presidente do Sindicato dos Madereiros do Sudoeste do Pará (Simaspa), afirmou que 25 minutos após a decolagem o comandante avisou que iria pousar. "Já fiquei apreensivo porque conheço o trajeto e sei que o tempo estimado de viagem é de uma hora", conta ele, que desceria em Itaituba, no Pará. "O comandante avisou que estava com problemas técnicos e iria tomar medidas de segurança para pousar com tranquilidade", afirma, acrescentando que os passageiros não foram informados de qual seria o problema.

Segundo ele, houve muita tensão dentro do avião porque ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo. "Ele ficou sobrevoando por 2h30, foram as piores horas da minha vida", diz. Outro grande momento de apreensão, diz ele, foi quando o avião começou a se aproximar do solo e os passageiros puderam observar o grande aparato que estava montado no aeroporto para o caso de algum acidente. "Vimos equipe de resgate, ambulância, bombeiros. Aquilo me deu desespero", conta.

Ele ressalta que a tripulação se esforçou para passar tranquilidade aos passageiros e manter a situação sob controle, mas ainda assim uma mulher passou mal e, ao pousar, foi atendida por médicos. "A tripulação foi pofissional, não deixou criar pânico", elogia.

Ao pousar com segurança às 8h35 (no horário local), houve aplausos e choradeira entre os passagerios. "Eu mesmo não contive a emoção e chorei bastante", admite Romanholi. Ele, que afirma estar sempre voando por motivos profissionais, diz que a tensão será inevitável. "Voo porque preciso, mas voava tenso, agora será ainda pior".

Procurada, a TRIP informou, por meio de nota, que o avião teve um "problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso". "A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e, após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente", diz.

Fonte: iG - Foto: AE

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Infraero autoriza implantação do Módulo Operacional do Aeroporto de Teresina



A Infraero assinou a Ordem de Serviço para implantação do Módulo Operacional do Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI). Os serviços serão executados pela empresa DMDL Montagens de Stands Ltda., responsável pela implantação do módulo do Aeroporto de Brasília, e têm previsão de instalação de 180 dias a partir da data de assinatura da Ordem de Serviço (23/8).
O investimento de R$ 3,4 milhões redimensionará a capacidade de atendimento de passageiros do aeroporto, bem como proporcionará maior conforto aos usuários. O módulo, que cumprirá as funções de um terminal de embarque, oferecerá infraestrutura similar às salas de embarque convencionais, com isolamento termoacústico, climatização, sistema de som, Sistema Informativo de Voo e novos canais de inspeção.

Para o superintendente do Aeroporto de Teresina, Wilson Estrela, além do conforto que será oferecido aos passageiros, é importante destacar a importância do Módulo Operacional para o atendimento da demanda projetada. "Estamos experimentando crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, e os módulos têm o foco de atender a essa demanda”, afirmou Estrela.

O módulo do Aeroporto de Teresina terá um espaço de 1.350 m². A ampliação física resultará no aumento da capacidade de processamento para 629.038 passageiros ao ano, em atendimento à demanda projetada para 2014 com relação ao fluxo de passageiros de voos domésticos regulares. A instalação também contemplará espaços comerciais.

Os prazos e as especificações da realização da obra terão uma fiscalização intensa, conforme destacou o coordenador de Obras da Engenharia Regional do Nordeste, Julio Carpentieri. “A execução da instalação será amplamente acompanhada por comissão fiscalizadora (equipe técnica designada), de forma que todas as especificações sejam atendidas dentro do prazo contratual”, garantiu Carpentieri.


Fonte:Assessoria de Imprensa – Infraero

Aeroporto de Salvador investe em acessibilidade e conforto


O Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luiz Eduardo Magalhães (BA) realizou uma série de melhorias para oferecer maior conforto e comodidade aos seus passageiros. Foi instalado um conjunto de 150 novas longarinas, aumentando de 628 para 852 o número de assentos nas salas de embarque doméstico e internacional. Além das longarinas, 30 lixeiras modelo cinzeiro também foram distribuídas por todo o Terminal de Passageiros, incluindo as varandas superior e inferior.

O Aeroporto de Salvador também passou por algumas adequações no último ano que permitiram oferecer um melhor atendimento a usuários com deficiência ou mobilidade reduzida. O balcão de informações e os de check-in foram adaptados para atender pessoas com deficiência. Além disso, foram instalados telefones especiais para deficientes auditivos. Todas essas melhorias constam na Política de Acessibilidade da Infraero.

Para Carlos Antonio Silva, gerente de Segurança do aeroporto, essas melhorias refletem o compromisso da Infraero com o conforto do passageiro. “Neste propósito, estaremosadequando todos os espaços de nosso Terminal para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de forma a garantir igualdade de direitos e condições como cidadãos. Vamos extinguir quaisquer barreiras que limitem ou impeçam a utilização do nosso aeroporto”, afirmou Silva.

Estão previstas ainda outras melhorias, como a instalação de aviso sonoro e painel em braile nos elevadores, além de sinalização vertical e horizontal com piso direcional tátil, alerta sonoros em escadas e pilastras, calçadas, rampas e faixas de pedestres adaptadas e instalação de um fraldário adulto. Os pontos comerciais do Aeroporto de Salvador e órgãos públicos que atuam no local também terão seus balcões adaptados às normas de acessibilidade e mobilidade urbana.



Fonte:Assessoria de Imprensa – Infraero

Trip anuncia parceria com Sabre Airlines Solutions


Greg Gilchrist, vice-presidente global de Vendas Sabre Airlines, Evaristo Mascarenhas, diretor MKT e Vendas Trip e Kamal Qatato, vice-presidente do Sabre Airlines


A Trip Linhas Aéreas anunciou hoje (23/09) uma parceria com a Sabre Airlines Solutions. Segundo Evaristo Mascarenhas, diretor de Marketing da companhia, o objetivo é adequar o sistema para dar suporte aos planos de expansão da empresa. A previsão é que o sistema entre no ar em 21 de maio de 2011. Estavam presentes também na coletiva Kamal J. Qatato, vice-presidente da Sabre Airlines para América Latina e Greg Gilchrist, vice-presidente global de Vendas.

De acordo com Mascarenhas, a nova plataforma SabreSonic Customer Sales and Service é um sistema voltado para o cliente e para a geração de receitas. Entre os benefícios ele citou: valorização da experiência da compra do cliente; agilidade no atendimento do passageiro; mais acuracidade e velocidade das informações; integração total das informações. "O novo sistema irá possibilitar novas oportunidades de codeshare e um melhor atendimento para nossos passageiros. Porque nosso principal objetivo é sempre explorar a aviação regional possibilitando que as pessoas se conectem com o mundo todo", disse. Atualmente, a Trip possui market share de 70% do mercado regional de aviação.

Outros benefícios previstos dentro da parceria são a intensificação dos acordos e alianças globais, ampliação de destinos através de acordos, mais capilaridade de vendas, distribuição mundial dos produtos da Trip: presença em todos os GDS.

Entre os serviços da Sabre Airlines Solutions, a Trip terá, além do SabreSonic, outras soluções integradas como o AirCenter Enterprise Operations e o Sabre AirVision. O primeiro é um conjunto de soluções para planejamento e gerenciamento das operações da companhia; já o segundo, auxiliará a reduzir os custos e ampliar oportunidades de receitas.

Segundo Qatato, a Sabre Airlines atende hoje 400 linhas aéreas em mais de 100 aeroportos no mundo. "O mercado regional brasileiro cresce muito e acreditamos que esta parceria será uma ótima oportunidade de conectar as pessoas com as melhores ferramentas de viagens", declarou.

Fonte: Mercados e Eventos

Desembarques domésticos crescem 30,5% e registram até agosto 43,3 milhões de passageiros

O fluxo de desembarques em voos nacionais nos aeroportos brasileiros cresceu 30,58% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2009. Foi o melhor agosto da série histórica, com registro de 6 milhões de desembarques contra 4,6 milhões do ano passado. No acumulado de janeiro a agosto, com 43,3 milhões de desembarques, também representa um novo recorde. O acréscimo nesses primeiros oito meses do ano foi de 23%, em relação ao mesmo período do ano passado.

"Se for mantido esse ritmo, fecharemos o ano com 64 milhões de desembarques domésticos", estima o ministro do Turismo, Luiz Barretto. Em 2009, 56 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos nacionais, segundo informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em relação aos desembarques dos voos internacionais o mês de agosto registrou um volume de 722.304 mil passageiros com um crescimento recorde de 32,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os sete primeiros meses de 2010 acumulam um número de 5.117.695 de desembarques e representa um recorde na série histórica, superando em 11,77% o melhor resultado do período.

Os dados divulgados hoje pela Infraero incluem desembarques de passageiros residentes e não-residentes no Brasil.

Fonte: Mercados e Eventos

Gol e Infraero negam problema com avião no Recife


A assessoria da Gol Linhas áereas comunicou que não existe nenhum avião com problemas tentando pousar no Recife. "A informação não procede. Queremos avisar às pessoas que podem ficar tranquilas", disse Hélio Muniz, diretor de comunicação da GOL.

A Infraero também negou as informações que foram repassadas na manhã desta quarta-feira através do twitter, dizendo que não houve nenhuma alteração na rotina do Aeroporto Internacional dos Guararapes no dia de hoje. Os carros do Corpo de Bombeiros - que molhavam a pista nesta manhã - também já se recolheram do local.

O clima no Aeroporto do Recife é de tranquilidade. O voo de número 1697 da Gol, com saída de Fortaleza, pousou normalmente na capital pernambucana por volta das 11h. Outros dois voos da companhia aérea, com previsão para chegada no Recife às 11h51 e 11h55 também seguem dentro da normalidade.

Passaredo lança novas rotas ligando Palmas (TO) ao Rio e Goiânia


A Passaredo Linhas Aéreas iniciou na última segunda-feira (20/09) uma nova rota ligando o Rio de Janeiro (RJ) a Palmas (TO). A rota será feita por um dos jatos Embraer ERJ - 145 da empresa, que tem capacidade para 50 passageiros. Os voos saem do Rio de Janeiro às 20h30 com chegada às 23h43. Para a volta, decola de Palmas às 4h50 e chega ao Rio de Janeiro às 8hs, fazendo uma escala em Goiânia.


Além disso, mais uma frequencia diária ligará a cidade de Goiânia (GO) a Palmas, também em um voo direto, sem escala. Com este novo voo a Passaredo passa a ter agora duas opções de horários para Goiânia saindo de Palmas, um dos voos sai às 12h05 chega na capital do estado de Goiás 13h15 e a novidade fica por conta do voo que parte às 4h50 e chega às 6hs. Para a volta – Goiânia/ Palmas – a empresa também traz além do horário das 10h27, com chegada na capital do Tocantins 11h35, um novo voo que parte às 22h33 e chega às 23h43.


"Sabíamos do potencial de Palmas quando começamos a operar na cidade, por isso estamos oferecendo para nossos clientes da cidade e da região mais opções de voos", afirma o Ricardo Cagno, diretor comercial e planejamento da empresa.

Fonte: Mercados e Eventos

Bahia terá voo charter para Paris a partir de outubro

Uma festa tipicamente brasileira marcou o lançamento do novo voo charter Paris/Salvador na noite desta terça-feira (21), na casa de eventos Favela Chic, em Paris. De 26 de outubro a março de 2011, os franceses terão um voo semanal com destino à capital baiana, administrado pela operadora Héliades e realizado pela companhia aérea XL Airways.

"A depender da receptividade, este voo pode se tornar regular" apostou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva. Durante o período em que o voo está programado para operar, serão realizadas cerca de 30 viagens em um Boing 737-800 com capacidade para 180 passageiros, o que representará cinco mil turistas vindo para a Bahia. "Se cada um gastar mil euros durante a estadia, serão cerca de 10 milhões de reais injetados na economia baiana", completou Emília.

Com o novo voo, a Bahia irá funcionar como um hub para todo o Brasil. "Durante o lançamento já começaram a se criar os roteiros, tendo a Bahia como ponto de partida. Assim, teremos Bahia com o Nordeste, Bahia com o Rio de Janeiro e Bahia com Minas Gerais, entre outros", explicou Emília.

Os agentes de viagem, operadores franceses já começaram a vender passagens para os meses de novembro e dezembro. O pacote de viagem completo para a Bahia, com sete noites de hospedagem e bilhetes aéreos custa a partir de 980 euros. O voo sairá sempre às terças-feiras.

A Secretaria de Turismo e Bahiatursa fecharam uma parceria com as operadoras francesas Héliades e Latitude 30º para atrair turistas estrangeiros ao território baiano. No mês de setembro, já está programada a vinda para o estado, de um grupo de 13 jornalistas franceses, que deverão publicar nos principais veículos do país informações sobre as belezas da Bahia.

Segundo o diretor-geral da Heliades, Jean Brajon, a Bahia foi escolhida por ser o destino que está em alta no mercado francês. "É o destino brasileiro que combina um mix de sol, praia e cultura, com boa música, ótima culinária, artesanatos e, sobretudo, uma rica história. Sem falar na alegria do povo baiano que é notada e apreciada em toda a Europa", elogiou.

Estiveram também presentes no evento, o presidente da XL Airways France, Laurent Magnin e o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani.

Fonte: Mercados e Eventos

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DELTA AIRLINES





Delta Airlines é uma das mais importantes companhias areas dos Estados Unidos com sede na cidade de Atlanta. A companhia era a segunda maior linha aérea do mundo , atrás apenas da United Airlines em termos de passageiros (aproximadamente 119 milhões em 2005); a partir de 30 de Outubro de 2008, com a incorporação da Northwest Airlines se manteve como uma grande empresa aérea mundial.[1]

A Delta Airlines tem destinos em todo o mundo, incluindo as Américas(Norte,Sul e Central),África, Ásia, Europa, Oriente Médio e Caríbe . A companhia tem 332 destinos, em 57 países e nos 5 continentes.

Os seus maiores hubs são o Aeroporto Internacional de Atlanta, o Aeroporto Internacional de Salt Lake City, o Aeroporto Internacional de Cincinnati e o Aeroporto Internacional John F. Kennedy.

É atualmente membro da SkyTeam Alliance.

Frota

Airbus A319 (57 aeronaves);(05 pedidos)
Airbus A320 (69 aeronaves);(02 pedidos)
Airbus A330-200 (11 aeronaves);(oo pedidos)
Airbus A330-300 (21 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 737-700 (10 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 737-800 (71 aeronaves);(02 pedidos)
Boeing 747-400 (16 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 757-200 (126 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 757-300 (16 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 767-300 (16 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 767-300ER (57 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 767-400ER (21 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 777-200ER (8 aeronaves);(00 pedidos)
Boeing 777-200LR (8 aeronaves);(02 pedidos)

Destinos

A Delta Airlines tem destinos em todo o mundo, incluindo as Américas(Norte,Sul e Central),África, Ásia, Europa, Oriente Médio e Caríbe . A companhia tem 332 destinos, em 57 países e nos 5 continentes.

Destinos no Brasil

*Fortaleza
*São Paulo
*Rio de Janeiro
*Brasilia
*Manaus

Destinos apatir de Fortaleza

*Atlanta

Obs: Proxima cia aérea será:Gol linhas aéreas.Aguardem!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Anac aposta em competição por outorga de aeroporto em Natal

O superintendente de regulação econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, disse estar animado pelo interesse das empresas do setor aéreo em competir no leilão do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, que será construído na região metropolitana de Natal (RN).

"Temos recebido grupos dos mais diversos, que procuram a agência para esclarecimentos específicos do edital", afirmou o superintendente, após participar da primeira audiência pública para discutir as regras da licitação.

Mesmo apostando numa disputa acirrada na licitação, a audiência pública contou com a presença de poucos representantes do setor aeroportuário. Noman avalia que a participação formal dos principais grupos interessados virá na última semana de audiência pública, prevista para acabar no próximo dia 24.

Entre as condições favoráveis da licitação - aquelas que devem garantir o retorno financeiro dos empreendedores - está o fim da operação de voos comerciais no aeroporto de Augusto Severo com a inauguração do novo aeroporto.

Instalado na região, Augusto Severo tem movimentação - embarques e desembarques - de 1,9 milhão de passageiros por ano e 23 mil pousos e decolagens. Esse aeroporto não será desativado, mas ficará restrito ao uso militar.

A Anac prevê a realização do leilão em fevereiro do próximo ano. Até lá, a agência tem que concluir a consulta pública, submeter o edital à apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU), para, enfim, publicar as regras da licitação.

A expectativa é de que os consórcios de empresas constituídos para o leilão sejam compostos por empresas aéreas, administradores de aeroportos e, até mesmo, construtoras - sejam essas companhias nacionais ou estrangeiras.

As companhias aéreas terão uma participação limitada a 10%, enquanto o administrador de aeroportos deve ter pelo menos cinco anos de experiência em gestão aeroportuária.

O prazo de concessão será de 28 anos, incluindo o período máximo para construção de 3 anos. A ideia é que o aeroporto atenda ao aumento da demanda com a realização da Copa do Mundo de 2014, dado que Natal está entre as cidades-sede do evento.

O lance mínimo da licitação foi fixado em R$ 3,7 milhões pela concessão. O valor do contrato é de R$ 650,24 milhões.

Azul promove ação na Bahia para comemorar cinco milhões de clientes

A Azul Linhas Aéreas escolheu a Bahia para comemorar a marca de cinco milhões de clientes. O evento contará com a presença de executivos da empresa, incluindo o presidente, Pedro Janot. O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, também participa das comemorações.

Pelos cálculos da companhia, o cliente de número 5 milhões deverá embarcar em Salvador, cidade já conectada diretamente a quatro destinos, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Vitória.

As comemorações serão realizadas no dia 22 de setembro, a partir das 14h, como uma festa no Aeroporto Internacional de Salvador. O cliente de número cinco milhões será abordado no balcão de check in e vai ganhar um passe para voar de graça com a companhia durante um ano.

Fonte: Mercados e Eventos

Puma Air terá voo para Fortaleza

A partir de 1º de novembro, a Puma Air – companhia aérea que já oferece voos diários entre as cidades de Belém (PA), Macapá (AP) e Guarulhos (SP) e que acaba de receber a autorização da Anac para voar para Angola – passa a operar também no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE). As viagens entre as capitais do Pará e Ceará serão diárias.



Para a nova rota, a Puma Air aposta em voos noturnos, que proporcionam maior flexibilidade e aproveitamento do tempo durante viagens de negócios e turismo; no conforto oferecido pelo Boeing 737-300 da empresa, adaptado para 132 passageiros; no serviço de bordo diferenciado e no preço competitivo.

Segundo o diretor comercial da Puma Air, Eduardo Figueiredo Filho, a opção por Fortaleza surgiu após constatar a grande demanda turística e comercial da região. “A Puma Air verificou que a cidade é bastante procurada, sem falar que é a capital de integração com todo o Nordeste”, explica.

Há pouco tempo em operação, a Puma Air já atingiu a quarta colocação no transporte de passageiros entre as 11 empresas regionais brasileiras, de acordo com dados recentes da Anac. Os investimentos em expansão estão em alta na companhia, que prevê voar também, em breve, para cidades de Santarém, Marabá e Altamira, no interior do Pará.

Iberia inicia rota Fortaleza-Recife-Madri em fevereiro

A Iberia começa a voar de Fortaleza e Recife a Madri a partir do próximo mês de fevereiro. As previsões indicam que a rota contará com cerca de 80.000 passageiros durante o primeiro ano de operação.

A empresa operará os voos às terças, sextas e domingos em horários que permitem conexões rápidas para quem quiser viajar para qualquer um dos 98 destinos europeus, espanhóis e africanos servidos pela Iberia a partir de Madri.

Os voos sairão de Fortaleza às 17h45 chegando a Recife às 19h15, de onde vão partir às 20h55 e pousarão em Madri às 9h05 do dia seguinte. Da capital espanhola os passageiros podem seguir para inúmeros destinos da Espanha e Europa, onde poderão chegar por volta do meio-dia.

O voo de Madri com destino a Fortaleza sairá às 12h05, o que permite aos passageiros procedentes de outros destinos europeus fazer a conexão para chegar à cidade brasileira às 16h25.

A rota será operada com um Airbus A-340/300 com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, uma exclusiva oferta gastronômica e uma grande variedade de canais de entretenimento.

A abertura desta nova rota vai representar um impulso para o investimento europeu no Nordeste do Brasil, região que mais cresce no país, com um grande número de planos de investimento. Além disso, permitirá a chegada de mais turistas à zona e facilitará as viagens de caráter familiar entre estas duas cidades brasileiras e a Europa.

Com estes novos voos, o Brasil se consolida como o destino mais importante da rede da Iberia na América Latina e o de maior crescimento no próximo ano. Atualmente, a Iberia opera dois voos diários entre São Paulo e Madri e um voo por dia entre o Rio e a capital espanhola. Em 2009, viajaram entre o Brasil e a Europa em aviões da Iberia aproximadamente 500.000 pessoas.

Fonte: Mercados e Eventos

Anac abre vagas de bolsa de estudos para pilotos privados

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu 79 vagas para pilotos privados. As bolsas contemplam 75% das horas-aula necessárias para formação prática e estão distribuídas em 18 aeroclubes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 17 de setembro e o resultado será divulgado no dia 29 do mesmo mês.

Para participar da seleção, é preciso ter entre 18 e 30 anos, apresentar certificado de aprovação no curso teórico e no exame da ANAC e comprovar a realização de pelo menos 25% da carga horária de voos necessárias para a categoria de Piloto Privado.

Haverá uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório no dia 10 outubro, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Os aprovados na prova objetiva passarão pelo exame de Proficiência Técnica.

O edital, formulário de inscrição e conteúdo programático estão disponíveis no endereço eletrônico:

http://www.anac.gov.br/transparencia/convenioEncerrado2010a.asp.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:

capacitação.ger5@anac.gov.br

ou pelo telefone (51) 3302-7800

Fonte: Mercado & Eventos

Anac e Infraero mudam de endereço em Brasília (DF)

A sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou de endereço em Brasília e agora está no edifício Parque Cidade Corporate – Torre A (Setor Comercial Sul, Quadra 09 – Lote C / CEP 70308-200). A agência ocupa sete dos 12 andares do edifício – os demais abrigam a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério Público do Trabalho.Os telefones para contato já estão atualizados e disponíveis no site www.anac.gov.br.

E desde o início desta semana, a Infraero também está em novo endereço em Brasília, no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek, Setor de Concessionárias, Lote 5. As diretorias de Operações, de Engenharia e Meio Ambiente, Comercial, de Administração e Financeira, além da presidência, procuradoria-geral, e assessorias também estão na nova sede da empresa. Mais informações: www.infraero.gov.br.


Fonte: Portal Panrotas

Petrobras planeja inaugurar portos e aeroportos até 2016

Para dar suporte às operações do pré-sal, a Petrobras pretende inaugurar três novos portos e três aeroportos entre 2014 e 2016, disse hoje o gerente geral de Exploração e Produção da companhia, Ricardo Albuquerque Araújo, em palestra na Rio Oil & Gas. Pelo cronograma da companhia, em 2014 serão inaugurados o aeroporto New São Tomé (RJ) e o porto de Ubu (ES). No ano seguinte, a expectativa é de que entrem em operação um aeroporto e um porto em Santos (SP). Em 2016, deverão ser inaugurados um aeroporto em Itaguaí (RJ) e um porto em Itajaí (SC).

"A perspectiva de crescimento da logística da Petrobras nos próximos cinco anos é de 100%", afirmou Araújo, destacando que a logística tem que acompanhar o ritmo de crescimento da produção, que vai passar dos atuais 2,7 milhões de barris por dia para 5,3 milhões em 2020, o que representa um aumento de 7,1% a cada ano.

Araújo comentou ainda que, para deslocar funcionários e equipamentos para as operações no pré-sal da Bacia de Santos - que está a 300 quilômetros da costa -, a companhia vai apostar no uso de "hubs logísticos", que funcionam como centros de distribuição. "Isso vai melhorar as condições de segurança nas plataformas e reduzir os custos de operação."

Segundo ele, o número de passageiros transportados anualmente pela companhia vai passar de 800 mil para 1 milhão até 2016, enquanto o volume de carga vai subir de 400 mil toneladas por ano para 1 milhão até 2020.

Para dar conta desta movimentação, a Petrobras vai dobrar o número de embarcações em operação para 400 até 2017. "Nós já temos uma logística preparada para atender às demandas do pré-sal, mas precisamos continuar investindo em tecnologias e ampliação do sistema para acompanhar o crescimento da produção nas próximas décadas", reforçou Araújo.

FOnte: Agencia estado

AIR ITALY




A Air Italy é uma companhia aérea italiana com sede em Gallarate. A Air Italy entrou em operações em 29 de maio de 2005 e possui um frota de sete aviões (março de 2008), com base no Aeroporto de Milão-Malpensa.

A Air Italy opera atualmente (junho/2010) a rota Milão – Porto Seguro – Natal – Milão, com Boeing 767-300ER, às sextas-feiras, além das rotas Milão – Maceió- Fortaleza – Milão e Roma – Maceió- Fortaleza – Roma, ambas aos domingos. Transportou 28.889 passageiros em 2008 rota Brasil – Itália – Brasil. A empresa possuí 7,41% de market-share na rota que é amplamente dominada pela Alitalia e TAM.

Frota

*Boeing 737-300(3 aeronaves)
*Boeing 737-400(2 aeronaves),
*Boeing 737-700(1 aeronave)
*Boeing 737-800(1 aeronave)
*Boeing 767-200ER(2 aeronaves)
*Boeing 767-304ER(2 aeronaves)
*Boeing 757-200(nao informado)

Destinos

*Torno
*Genova
*Verona
*Milano ario al serio
*Roma (FCO)
*Napoli
*Bari
*Palermo
*Catania
*Nossi be
*Fortaleza
*Natal
*Maceio

Destinos apartir de Fortaleza

*Roma
*Milano

Obs: A proxima matéria será com a Delta Airlenes.Aguardem!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Passaredo apresenta novos voos nacionais


A Passaredo está com novos voos do Rio de Janeiro para Palmas e com a nova frequência entre Goiânia e Palmas. A empresa oferece tarifas promocionais para as compras realizadas com até 14 dias de antecedêcia.

O novo voo com saída no Rio de Janeiro e destino a Palmas terá partidas às 20h30 e chegadas às 23h43 e custa a partir de R$ 279,00. A frequência entre Goiânia e Palmas terá saídas às 20h33 e chegada às 22h09, com preços a partir de R$ 179,00.

Fonte: Mercados e eventos

Gol não normalizou escalas e opera no limite da lei, diz MP

A procuradora regional do Trabalho Laura Martins de Andrade afirmou na tarde desta quarta-feira, após reunião entre a companhia aérea Gol e seus funcionários, que a situação de escalas na companhia aérea "ainda não foi normalizada". Após novo encontro que terminou em impasse na Procuradoria Regional do Trabalho em São Paulo, Laura disse que a companhia aérea segue programando as escalas "no limite da lei". Os funcionários estão em ameaça de greve desde o dia 13 de agosto.

No início de agosto, centenas de voos da Gol atrasaram ou foram cancelados devido, segundo a empresa, a um erro no software comprado da Lufthansa. O programa não teria respeitado a carga máxima de trabalho prevista na regulação do setor aéreo brasileiro para pilotos de avião. A fabricante do software NetLine/Crew , no entanto, afirmou que a Gol não relatou falhas.

Na reunião desta tarde foi colocada pelo Ministério do Trabalho a proposta preliminar de que os Aeronautas possam recusar uma escala considerada inapropriada. A Gol deve responder em cinco dias sobre esta possibilidade. Os advogados da companhia aérea não quiseram se pronunciar. A Gol prometeu emitir uma nota oficial. O inquérito já acumula 134 volumes em documentos.

"Temos visto pelos depoimentos dos funcionários que a situação é que a companhia aérea segue tentando ter o máximo de desempenho com o mínimo de funcionários", disse a representante do Ministério Público do Trabalho. Entre as irregularidades apontadas pelos sindicatos presentes está o uso constante de seis pousos regulamentares por tripulação. A lei permite que cada tripulação faça cinco pousos e decolagens até o horário de descanso, podendo chegar a seis apenas em casos excepcionais.

A linha em que a exceção dos seis pousos é mais empregada, de acordo com o sindicato dos Aeronautas, é a ponte-aérea Rio-São Paulo. De acordo com o diretor da entidade Leonardo Souza, outro recurso empregado é o de repetir turnos noturnos para tripulações. "Pesquisas indicam que uma tripulação que faz mais de três voos noturnos seguidos acaba ficando em estado de fadiga, o que é perigoso", diz.

Os aeroviários (funcionários de solo), por sua vez, se queixam de alterações constantes nas escalas de trabalho - em especial nas folgas regulamentares - e dupla jornada. A presidente nacional do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirma que nova reunião na próxima quarta-feira pode determinar a greve.

Em nota, a Gol diz que trabalha dentro da regulamentação e que possui um plano de negócios disciplinado. A companhia afirma que estruturou ações internas para aumentar do número de colaboradores e que já comunicou o Ministério Público sobre isso.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Foz do Iguaçu ganhará novo voo internacional na próxima semana


A companhia uruguaia BQB Linhas Aéreas, passará a operar duas frequências semanais, nas manhãs das quartas e domingos, que vão ligar Foz do Iguaçu a Montevidéu, com possibilidade de conexão para outros destinos operados pela companhia, como Punta del Este, Rivera e Buenos Aires.

Para o superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional das Cataratas, Joacir Araújo dos Santos, o investimento da BQB fortalece o nicho de mercado aberto pela Pluna – em outubro do ano passado, a companhia passou a operar voos ligando Foz a Montevidéu, com taxa de ocupação superior a 65%. "Existe uma grande demanda pelo destino Foz nos países do Cone Sul", afirmou.

"O voo da BQB é o primeiro de uma série de novos voos que estamos conquistando para o Destino Iguaçu. Somos o destino turístico da vez e esse investimento da BQB certamente será correspondido", declarou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

Fonte:Mercados e Eventos

GolLog inaugura hoje (14/09) novo terminal de cargas em Congonhas (SP)

A GolLog, unidade de negócios de transportes de cargas da Gol Linhas Aéreas, inaugura hoje (14/09) o seu novo terminal de cargas da no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As instalações ocupam um espaço três vezes maior que o anteriormente utilizado, na Rua Pedro Bueno, e vão oferecer todos os serviços disponíveis nas lojas da rede, inclusive o portfolio de encomendas expressas, o GolLog Express, criado para garantir as entregas de produtos e documentos urgentes em território nacional.

"Com essa nova área, que é bem mais ampla, vamos melhorar o desempenho nos processos de triagem, manuseio e atendimento", diz Carlos Figueiredo, Diretor de Cargas da Gol. "O novo terminal faz parte da estratégia da companhia de aumentar a competitividade da GolLog. Oferecemos pontualidade, inovação e a malha aérea mais abrangente do País, além de custo baixo e tarifas competitivas".

O acesso ao terminal é feito pela Rua General Pantaleão Teles. A infraestrutura aos clientes conta com 12 posições de atendimento, sendo uma para portadores de deficiência, e um estacionamento próprio, de fácil acesso. As áreas de embarque e desembarque foram construídas para conferir mais rapidez, eficiência e segurança à operação.

A representatividade da GolLog no faturamento da Gol tem crescido significativamente. Segundo resultado trimestral divulgado em 9 de agosto, as receitas auxiliares, que correspondem, entre outros itens, ao transporte de cargas, cresceram 22,1% em relação ao segundo trimestre de 2009, alcançando 11,3% da receita líquida da empresa.

Este aumento ocorreu principalmente devido ao crescimento na receita com transporte de cargas de 57,8% na comparação ano a ano, como reflexo das diversas ações estratégicas voltadas à expansão no número de cidades atendidas e lançamento de novos produtos. Para os próximos três anos, a companhia espera a expansão de suas receitas auxiliares, de forma a representar até 20% de sua receita líquida total.

Fonte:Mercados e Eventos

AVIANCA BRASIL





A Avianca Brasil (ex OceanAir) é uma companhia brasileira de aviação comercial com sede na cidade de São Paulo, pertecente ao grupo brasileiro Synergy, também controlador das empresas aéreas Avianca e Vip SA. O grupo comandado pelo empresário Germán Efromovich.
A Avianca Brasil iniciou suas atividades como empresa de táxi-aéreo, denominada OceanAir. Atendia executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos. Em 2002 recebeu autorização do DAC (atual ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, operando apenas voos regionais, porém ampliou rapidamente sua malha.
Em novembro de 2007 o grupo Synergy anunciou encomendas junto à Airbus de novas aeronaves da família Airbus A320 (mais especificamente A319 para a OceanAir), dos quais muitos serão incorporados à unidade brasileira, e gradativamente substituirão os aviões Fokker.

Em 26 abril de 2010 o nome foi definitivamente trocado para Avianca Brasil, com a imediata padronização de cores. Em 7 de maio recebeu a segunda aeronave A319. A empresa promete super atendimento à bordo.

Frota

AIRBUS A319(3 aeronaves);(1 pedido)
FOKKER 100(14 aernovaves);(0 pedidos)

Destinos

Região Centro-Oeste

*Brasília (Aeroporto de Brasília)
*Campo Grande (Aeroporto Internacional de Campo Grande)
*Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon)

Região Nordeste

*Aracaju (Aeroporto Internacional de Aracaju)
*Fortaleza (Aeroporto Internacional de Fortaleza)
*Juazeiro do Norte (Aeroporto de Juazeiro do Norte)
*Petrolina (Aeroporto de Petrolina)
*Recife (Aeroporto Internacional do Recife)
*Salvador (Aeroporto Internacional de Salvador)
*Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro)
*Campina Grande (Aeroporto de Campina Grande) (Previsão para março de 2011)
*João Pessoa (Aeroporto Internacional de João Pessoa) (Previsão para março de 2011)

Região Norte

*Porto Velho (Aeroporto Internacional de Porto Velho)
*Palmas (Aeroporto de Palmas)

Região Sul

*Chapecó (Aeroporto de Chapecó)
*Curitiba (Aeroporto Internacional de Curitiba)
*Florianópolis (Aeroporto Internacional Hercílio Luz)
*Passo Fundo (Aeroporto de Passo Fundo)
*Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho)

Região Sudeste

*Belo Horizonte (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
*Guarulhos (Aeroporto de Guarulhos)
*Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont)
*Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro)
*São Paulo (Aeroporto de Congonhas)

Internacionais

*Bogotá (Aeroporto Internacional El Dorado) (A partir de 18 de Outubro)

Destinos Apartir de Fortaleza

*Juazeiro do Norte
*Brasília
*Porto Alegre
*São Paulo (Guarulhos).

Obs: A proxima cia aérea será a:Air Italy

Escâner corporal só prendeu um traficante em aeroportos do país


Detenção ocorreu em Cumbica, em SP; RJ, AM e PE também possuem a máquina.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, prendeu apenas uma pessoa com a ajuda do escâner corporal - o aparelho faz uma espécie de raio-x do passageiro, revelando se ele porta drogas e explosivos. A prisão ocorreu durante a fase de testes do aparelho, que se estendeu de maio a julho deste ano. O escâner é usado desde o mês passado no terminal de maior movimento do Brasil.

No país, aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Manaus, que também ganharam o escâner, não registraram nenhuma detenção. O aparelho foi instalado nesses terminais perto da ala de embarque.

De acordo com o delegado chefe da PF-SP (Polícia Federal), Mario Menin Júnior, o homem preso em Cumbica é estrangeiro, vindo de um país da América do Sul (que não foi divulgado) e havia ingerido várias cápsulas de cocaína. Segundo ele, a escolha de quem será submetido ao escâner é aleatória.

- Nós abordamos pessoas suspeitas e pedimos para que ela se dirija à máquina. Um policial fica numa sala sem ser visto e analisa a pessoa. A imagem é como se fosse um raio-x e é possível ver se a pessoa carrega objetos estranhos ou se engoliu algum entorpecente.

Questionado se o itinerário de viagem dos suspeitos é levado em conta nas abordagens, Menin disse que essa consulta só é feita após o indivíduo passar pelo aparelho. O delegado não soube informar a média de pessoas abordadas diariamente no aeroporto.

- Não fazemos levantamento prévio para saber se o passageiro fez escalas em locais conhecidos por integrarem a rota de tráfico, por exemplo. Após passar pela máquina, caso apareça algum objeto estranho, a pessoa é encaminhada ao hospital mais próximo do aeroporto.

O aeroporto de Recife fez testes por apenas quatro dias – entre 26 e 30 de abril - e validou o funcionamento do escâner em maio passado. Já no aeroporto do Galeão, os testes foram feitos de maio até agosto, quando começou a vigorar a fiscalização.

O aeroporto de Manaus não forneceu dados sobre a fase de testes e o início da fiscalização.

Acordo bilateral


Segundo a assessoria de imprensa da PF, cada um desses aeroportos tem apenas um escâner, cujo valor é de R$ 600 mil. As máquinas alemãs foram doadas pelos Estados Unidos após um acordo com o Brasil.

Até o ano que vem, deverão ser instalados mais escâneres nos aeroportos de Foz do Iguaçu (PR), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio Branco (AC). O escâner é utilizado nos aeroportos do Peru, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. No Reino Unido, o aparelho também é usado em portos e estações ferroviárias.

Fonte: R7

Empresa espanhola Iberia solicitou autorização de rota Madri-Fortaleza-Recife-Madri


O Recife deve ganhar mais uma ligação direta com a Europa, a partir de 2011, com a operação de voos partindo de Madri, operados pela espanhola Iberia. O pedido de autorização foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último dia 9 de setembro. A solicitação é para voos saindo de Madri para Fortaleza, com parada no Recife, no retorno à Espanha. Segundo a Anac, o pedido está em análise. Todo o processo deve demorar cerca de um mês.A previsão é de que a empresa faça três voos por semana, a partir de 2011: às terças, sextas e domingos. A aeronave utilizada deve ser um Airbus A343, com capacidade para 260 passageiros. O voo vai facilitar o transporte entre a Europa e o nordeste brasileiro e deve servir para atrair mais turistas.

Atualmente, os americanos lideram entre os visitantes internacionais que desembarcam em Pernambuco, seguidos pelos argentinos, portugueses e italianos. Os espanhóis, entretanto, aparecem entre as dez nacionalidades de turistas que mais visitam o estado.

"Tivemos uma reunião há pouco mais de um mês, quando foi demonstrado o interesse em operar este voo. É a abertura de mais um mercado. Em todos os eventos que participamos - em Portugal, Madri e Milão - percebemos uma procura muito grande. É também uma oportunidade para fazer uma divulgação mais forte nestes destinos", considera o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Na avaliação de José Otávio Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, a notícia deve ser comemorada. "Sempre tivemos um canal aberto com a Penísula Ibérica e se estes voos forem confirmados, vamos reforçar este contato, atraindo mais visitantes".

Segundo Paulo Câmara, secretário de Turismo de Pernambuco, a divulgação no mercado europeu faz parte do planejamento e deve ser incrementada com a confirmação dos voos da Iberia. "Temos ações fortes em Portugal e abrimos mais portas, com os voos da Iberia, para a Espanha e também para a Inglaterra, já que a empresa se uniu a Britsh Airways recentemente", destaca.Câmara revela que no encontro de julho, os espanhóis visitaram o Aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre e o Complexo Industrial e Portuário de Suape. "Também apresentamos o potencial do polo de fruticultura de Petrolina e eles ficaram bastante interessados. O momento é bom para o Brasil e para o Nordeste", completou.

Com mais de 80 anos de atuação no mercado de aviação, a Iberia opera voos em 46 países diretamente e outros 120, através de acordos com outras companhias. Após a fusão com a Britsh Airways, a empresa se tornou a terceira maior da Europa (atrás da Lufthansa e da Air France-KLM). São mais de 420 aviões em operação, com um público transportado de mais de 25 milhões de pessoas, em 2009.

Fonte:Diario do Pernambuco

Tam inicia três novas frequências em setembro

A Tam Linhas Aéreas inaugura a frequência Rio de Janeiro (RJ) - Ilhéus (BA) no próximo dia 18 de setembro. O voo será operado por Airbus A319 com capacidade para 144 passageiros. No dia 20, a companhia também acrescenta mais uma freqüência diária entre Belém (PA) e São Luís (MA), que será operada com Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros.

Desde o dia 8 de setembro, já está sendo operada mais uma frequência entre Manaus (AM) e Boa Vista (RO). Com isso, a companhia elevará para dois os voos diários diretos de ida e volta entre Belém e São Luís e entre a capital amazonense e Boa Vista.

O voo JJ 3364 partirá aos sábados do aeroporto Santos Dumont às 12h e seguirá diretamente para o aeroporto de Ilhéus, aonde chegará às 13h45. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3365, que decolará da cidade baiana às 14h15 e pousará no Rio de Janeiro às 16 horas. Aos domingos, o voo JJ 3366 partirá do Rio às 7 horas e pousará em Ilhéus às 8h45. O percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3367, que decolará da cidade baiana às 9h15 e pousará no Rio de Janeiro às 11horas.

O voo JJ 3420 decolará do aeroporto de Belém às 13h15 e pousará em São Luís às 14h20. O percurso inverso será operado pelo voo JJ 3421, que partirá da capital maranhense às 15h10 e chegará à capital paraense às 16h25. Já o voo JJ 3746 parte do aeroporto de Manaus às 2h35 e segue para Boa Vista, aonde chega às 3h50. O percurso inverso é feito pelo voo JJ 3747, que decola da capital de Roraima às 5h05 e pousa na capital amazonense às 6h20.

Fonte: Mercados e Eventos

sábado, 11 de setembro de 2010

AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS





A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.[1][2]

Criada e comandada pelo brasileiro(filho de pais americanos) nascido em São Paulo, David Neeleman, que também foi o fundador da JetBlue, entrou em operação em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.

A previsão da companhia é de, até o ano de 2013, servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil ponto-a-ponto, com uma frota composta exclusivamente de jatos da Embraer, modelos 190 e 195. Para isso foi anunciada a encomenda firme de 36 aeronaves, além de mais 20 com opção de compra e outras 20 com direito a compra.

Frota

ATR-72-600-(0 aeronaves);( 20 pedidos)
EMBRAER 190-( 10 aeronaves);(0 pedidos)
EMBRAER 195-( 11 aeronaves);(25 pedidos)

Destinos

Região Centro-Oeste

* Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck)
* Campo Grande (Aeroporto Internacional de Campo Grande)
* Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon)
* Goiânia (Aeroporto Internacional Santa Genoveva)

Região Nordeste

* Aracaju (Aeroporto Internacional de Aracaju) (Outubro de 2010)
* Fortaleza (Aeroporto Internacional de Fortaleza)
* Maceió (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares)
* Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo)
* Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro)
* Recife (Aeroporto Internacional do Recife)
* Salvador (Aeroporto Internacional de Salvador)
* São Luis (Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado)
* Teresina (Aeroporto Senador Petrônio Portella)

Região Norte

* Belém (Aeroporto Internacional de Belém) (Novembro de 2010)
* Manaus (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes)

Região Sudeste

* Belo Horizonte (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
* Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos)
* Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont)
* São José dos Campos (Aeroporto de São José dos Campos) (Novembro de 2010)
* São Paulo (Aeroporto de Congonhas)
* Vitória (Aeroporto de Vitória)

Região Sul

* Curitiba (Aeroporto Internacional de Curitiba)
* Florianópolis (Aeroporto Internacional Hercílio Luz)
* Joinville (Aeroporto de Joinville) (Outubro de 2010)
* Maringá (Aeroporto de Maringá)
* Santa Catarina Navegantes (Aeroporto Internacional de Navegantes)
* Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho)

Destinos apartir de Fortaleza

* Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos)
* Belo Horizonte (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
* Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho)

Conheça um pouco mais as Cia aéreas que operam em Fortaleza

Oi gente boa tarde.Bom hoje daremos inicio a uma super e interessante matéria sobre todas as companhias aéreas que operam no Aeroporto de Fortaleza.Mostrando informações sobre a cia,aeronaves,destinos e publicando fotos.Serão 9 dias em que cada dia será destinado a informaçoes de uma unica companhia aerea.Observem a sequência a seguir: Azul , Avianca ,Air Italy, Delta ,Gol ,Tam ,TAP ,TACV ,Webjet.Espero que Gostem.Obrigado.

Dívidas da velha Varig sobem para R$ 18,6 bi

Rio - Cinco anos após o início da recuperação judicial, as dívidas da velha Varig mais do que dobraram e somam ao menos R$ 18,6 bilhões. A informação consta do relatório entregue pela Licks Associados, administradora judicial da companhia, à Justiça do Rio. Desde 2005, o montante de dívidas era estimado em cerca de R$ 7 bilhões, com base em informações prestadas pela diretoria à época do último balanço. A Varig foi dividida em duas. A marca e as autorizações de pouso e decolagem foram vendidas em leilão e hoje pertencem à Gol. A "velha Varig´´ permaneceu com as dívidas e é na verdade um conjunto de três empresas: Viação Aérea Rio Grandense, Nordeste e Rio-Sul Linhas Aéreas. A análise isolada das empresas mostra que a Viação Aérea Rio Grandense tem dívidas de R$ 17,5 bilhões. A relação entre dívidas e ativos da empresa mostra que no longo prazo ela é capaz de pagar 2,74% do total.

Com base no relatório, a juíza Marcia Cunha, da 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou a falência da "velha Varig´´ no mês passado. A Fundação Ruben Berta, que foi afastada do controle da empresa, obteve uma liminar que suspende os efeitos da decisão, assinada pelo desembargador Reinaldo Alberto Filho. Cesar Curi, presidente da fundação, afirma que o relatório do administrador judicial, que assumiu a empresa neste ano, não tem legitimidade.

FOnte: Diario do Nordeste

Demanda doméstica cresce 33,9% na Gol



SÃO PAULO - A companhia Gol Linhas Aéreas fechou agosto com um crescimento da demanda por voos domésticos de 33,9%, se comparado ao mesmo período de 2009. Entretanto, na comparação com julho deste ano, quando a companhia protagonizou diversos problemas de atrasos de voos, houve uma queda de 3% - índice considerado normal para o setor. "Apesar de o mês de agosto ser historicamente menos favorável para viagens de turismo, o novo recorde de tráfego deve-se principalmente ao gerenciamento dinâmico de tarifas da companhia que visou a estimular a demanda de passageiros, de forma a oferecer preços mais acessíveis aos clientes que programam suas viagens antecipadamente", afirmou a companhia.

América Latina

O mercado de aviação civil nos países da América Latina e do Caribe cresceu 10,8% em julho de 2010, quando comparado ao mesmo período de 2009. Ao todo foram transportados mais de 12,5 milhões de passageiros, segundo a Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta). A taxa de ocupação (load factor), por sua vez, ficou em 75,8%, 1,3% maior que o registrado em julho de 2009. No acumulado dos primeiros sete meses do ano o segmento cresceu 14,8%, ante igual intervalo de 2009, tendo transportado 78,3 milhões de passageiros.